Uma excelente notícia para o agro gaúcho: a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura e FEPAM publicaram a Instrução Normativa Conjunta SEMA/FEPAM nº 3/2025, trazendo avanços importantes para o licenciamento ambiental de sistemas de irrigação no Rio Grande do Sul. A medida permite a intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP) para a construção de reservatórios de água, respeitando sempre critérios técnicos e ambientais rigorosos.
Na prática, isso representa mais segurança jurídica e viabilidade para produtores rurais que precisam otimizar as suas áreas de cultivo, mas que em muitos casos só dispõem de locais adequados em áreas classificadas como APP. A medida busca equilibrar produção e preservação: ao mesmo tempo que permite a construção de barragens para irrigação, exige que seja criada uma nova APP ao redor do espelho d’água, ampliando a área de proteção e contribuindo para a conservação do meio ambiente.
Mais liberdade para investir em irrigação de forma sustentável
A Sanchotene Agronegócios, líder em soluções de irrigação na metade sul do RS e representante oficial da Lindsay, vê a mudança como extremamente positiva para o setor. Os nossos projetos de sistemas de irrigação sempre consideraram a sustentabilidade como premissa. Agora, com a regulamentação clara, os produtores terão mais facilidade em avançar com investimentos planejados.
A nova normativa também determina que toda intervenção precisa comprovar a inexistência de alternativas técnicas ou locacionais e, quando houver supressão de vegetação nativa, deve ser feito o projeto de recuperação de áreas degradadas.
Além disso, a regularização de açudes e barragens já prevê a compensação ambiental, garantindo um modelo de desenvolvimento agrícola alinhado com a sustentabilidade e a preservação do Pampa.
Irrigação como pilar da estabilidade e expansão produtiva
Para o produtor rural, a irrigação não é só um investimento e sim uma estratégia de segurança financeira. Ela reduz drasticamente os riscos causados pela falta de previsibilidade do clima, estabiliza a gestão da propriedade e permite aumentar a produtividade sem expandir áreas de cultivo, otimizando assim cada hectare irrigado.
A Sanchotene Agronegócios, que entrega projetos completos (da viabilidade técnica, licenciamento ambiental a instalação e manutenção do pivô), reforça o seu compromisso de ser um parceiro do produtor em cada etapa do processo. O nosso objetivo é claro: levar inovação, respeito ao meio ambiente e soluções em irrigação de alta performance para o campo.
Se você quer entender melhor como essa mudança pode beneficiar o planejamento da sua propriedade, fale com um consultor da Sanchotene e conheça as nossas soluções personalizadas em irrigação para a metade sul do RS.